quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aquário de Santos

Primeiro aquário público do Brasil, foi inaugurado em 1945 pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o segundo parque mais visitado do estado, superado apenas pelo Zoológico de São Paulo. Em 2004 teve início uma importante reforma que triplicou sua área e criou novos e modernos espaços para os animais, além de propiciar melhor estrutura para o setor administrativo. Reaberto em janeiro de 2006, apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, num total de 4000 animais aquáticos ocupando seus 30 tanques. São garoupas, moréias, carpas, piranhas, tartarugas, tubarões, corais, etc. Todos os tanques apresentam cenografia representando o habitat das espécies ali presentes, como o Amazônico, Asiático, Mangue, Praia Arenosa, etc. Também foi criado o “Tanque de Toque”, onde os visitantes têm contato com anêmonas e ouriços, sempre orientados por um monitor. O lobo-marinho Macaezinho é a maior atração, realizando traquinadas e acrobacias em seu tanque de 134m². O novo tanque para os pingüins possui um espaço para banho de sol e uma área totalmente refrigerada. Ali, o visitante pode ver o único pingüim nascido em cativeiro, no Brasil. O antigo espaço do lobo-marinho foi transformado em um “Tanque Oceânico”, com 350 mil litros de água, onde estão expostos tubarões, meros, raias e cardumes de grande porte.

Na visita monitorada a pessoa recebe as mais variadas orientações sobre os hábitos, costumes, ocorrências e curiosidades dos animais. O cuidado também se manifesta no Setor de Educação Ambiental, que atende cerca de 5000 estudantes por ano. O Setor de Veterinária presta assistência aos animais cativos e aos que aparecem doentes ou feridos, na orla.
Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia. Telefone: 3236-9996.
Funciona de terça à sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 9 às 20 horas.
O ingresso custa R$5,00, sendo gratuito para crianças até 12 anos e idosos acima de 60 anos. Estudantes pagam meia entrada
Restrições:
* A isenção para os menores de 12 anos e maiores de 60 será feita mediante apresentação de documento;


* Não é permitida a entrada em trajes de banho e sem camisa;

* É proibido o uso de flash;

* É proibido fumar.
 

Um comentário: