domingo, 14 de fevereiro de 2010

Como Tratar o Húmus de Minhoca







Tratamento do Húmus de Minhoca




O tratamento do húmus consiste resumidamente em: lavar o Húmus 5 vezes, depois ferver, depois lavar mais umas 20 a 30 vezes.

Para este processo precisaremos de uma bacia, panela ou balde de metal e, húmus de boa qualidade, puro, sem aditivos, conservantes etc; fogão ou fogareiro e paciência.

Lavagem inicial: Coloque o húmus no recipiente de metal, adicione água até enchê-lo e vá mechendo com a mão, dissolvendo os aglomerados de húmus. Feito isso, aguarde alguns minutos e depois tombe o balde com calma, jogando fora a agua suja, de modo que apenas o material em suspensão seja eliminado. Repita o procedimento cerca de 5 vezes.

Fervura: Adicione água ao húmus até que ele esteja coberto com uns 3-5cm de água. Ferva-o durante 15 minutos, cuidado, pois durante a fervura ele pode espumar, semelhante ao leite fervendo, e se o recipiente não for alto o suficiente isso vai resultar em bastante bagunça!

Lavagem final: Repete-se o procedimento da lavagem inicial, lave mais umas 20 vezes.

A secagem: Disponha-o em finas camadas em bacias ou folhas plásticas para secar ao sol.

Quanto húmus vou usar para compor o substrato do aquario: calcula-se cerca de 1-5Kg de húmus tratado para cada 50 litros.

Porque tratar o Húmus?o tratamento não é feito para diminuir a sua carga nutricional e isso realmente não acontece. O tratamento serve para esterelizar e diminuir a alta carga biológica presente nele, procurando deixar apenas os compostos minerais. é uma medida para evitar dores de cabeça futuras. Por exemplo, se existir uma colônia de bactérias muito desenvolvida ou se ouver muito material orgânico não decomposto no húmus, pode ocorrer a formação de gases no substrato través de fermentação. Esses gases podem intoxicar os peixes ou, se estes se desprenderem do fundo e levarem excesso de nutrientes para a coluna d'agua, haverá desastrosos surtos de algas e perda da qualidade da água. o tratamento praticamente ZERA a probabilidade desses acidentes ocorrerem.

Existe no mercado inumeras marcas de húmus, procure por uma que artesanal e livre de toxinas:
Obs:
Se você não tem pratica com fogão pessa ajuda a um adulto para que corra bem.
Para um maior aproveitamento do Húmus cada vez que você encher o balde com água espere as particulas maiores descerem até o fundo e então depois despeje a água, fazendo assim somente as particulas em suspensão e que são jogadas fora e o rendimento e muito maior.
Esse processo de lavagem e tratamento do Húmus e chatinho mais não desanime e lembrece que aquarismo é paciencia e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário